Dando continuidade a pesquisa dos cômicos de circo tradicional e do teatro de rua, reunimos no espetáculo “No Olho da Rua” um novo repertório de “reprises”, que são cenas de palhaço transmitidas verbalmente há séculos. Dessas cenas aproveitamos apenas a estrutura e recriamos a situação e o texto dentro do contexto social e político em que vivemos.
Afinados como um relógio, os palhaços “Dum-Dum” e “Jereba”, conduzem o público adulto nas memórias dos melhores momentos do circo e envolvem as crianças com as trapalhadas clássicas e a ingenuidade dos personagens.
Dois palhaços-músicos fazem, às vezes, da tradicional “charanga” (banda de circo) e preenchem o espaços com muita música. Lembram uma parada circense, que chega à cidade anunciando mais uma chance de sonhar e ser feliz. Este pano de fundo dá suporte para os dois vagabundos famintos apresentarem diversos qüiproquós na incansável busca por comida.
Nesse contexto fazem diversas reflexões sobre a fome, a fé e o trabalho. Nossos andarilhos têm a liberdade como principal objetivo, mas descobrem uma terrível conseqüência de determinarem seu próprio destino: “Liberdade é bom mas dá uma fome”. Nem por isso se submetem a disciplina e com pequenos golpes vão trapaceando um ao outro e descobrem que:
“no passa-passa da trapaça, quem ri por último, é tolo, pois perdeu a chance de rir o tempo todo”.
“A gente se diverte mas pelo menos agente passa fome!!”.
Roteiro: Lucciano Draetta
Direção: Renata Kamla
Trilha Sonora: Fernando Mastrocolla
Figurino e Cenário: Cia Stromboli
Elenco: Fernando Mastrocolla (Dum-Dum), Lucciano Draetta (Jereba)