Encontro “Cultura e Cidadania”



Fórum de Cultura do Litoral Norte realizou encontro “Cultura e Cidadania” nos dias 29 e 30 de setembro
 
O evento contou com 120 participantes que atuam na área e foi realizado no Espaço Cultural Circo Navegador. comemoramos o primeiro aniversário do movimento com o “Sarau da Cidadania” no sábado (29) às 20 horas e duas rodas de conversa no domingo (30) às 9 horas “Encontro com os Conselheiros de Cultura” e às 14 horas “Encontro com os Gestores de Cultura”. Nas duas rodas estiveram representantes das quatro cidades do Litoral Norte e fizemos um balanço das relações entre o setor público e a sociedade civil na perspectiva das conquistas culturais e construção de políticas de Estado.
A reunião de ativistas da cultura e artistas do litoral norte nos últimos 12 meses resultou em um coletivo forte que se comunica diariamente por meios digitais e a cada três meses promove um encontro presencial em rodízio pelas quatro cidades do Litoral Norte. Em setembro de 2017 fizemos o primeiro encontro do Fórum de Cultura do Litoral Norte na cidade de Caraguatatuba, seguido do encontro de Ilhabela em dezembro de 2017, Caraguatatuba, novamente em março de 2018, Ubatuba em junho de 2018 e agora pela primeira vez em São Sebastião. Nesses encontros levantamos pautas para cultura na região, mobilizamos a sociedade, dialogamos com as administrações públicas, estudamos, reivindicamos a construção ou a ampliação de Políticas Públicas para Cultura, plantamos novas sementes e irrigamos várias outras que já estavam germinadas, porque entendemos que cultura é processo. Agora é hora de fazermos uma avaliação das nossas conquistas, reparar nossas fragilidades, refletir sobre o papel do Fórum como alavanca de transformação no Litoral Norte e por que não no Brasil?. Nesse momento vemos a urgência de aprofundar o debate sobre democracia, de intensificar a luta por cidadania, diversidade cultural e defesa dos Direitos Humanos.
É nosso compromisso estabelecer diálogos continuados no sentido da construção de Políticas Públicas para a Cultura. Em nossa jornada, além da rede de “cultureiras” e “cultureiros” do Litoral Norte, contamos com a colaboração de pessoas brilhantes que contribuíram com a formação do Fórum: Mestre Lumumba, Marcelo das Histórias, Laís Figueiredo, Alexandre Santini, Jacqueline Baumgratz, Nichollas Alem, Roberto Rosa e Fábio Perinotto.


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.